Cezar Castro Lopes, CEZAR BOMBEIRO, é brasileiro, maranhense, nascido em
Viana/MA, filho de Carlos Lopes e Iraci Marta de Castro Lopes, e é casado com Débora de Jesus Rocha Lopes e do fruto dessa relação advieram dois filhos: Cesar de Jesus Rocha Lopes e Cesar Victor Rocha Lopes.

No ano de 1978, se mudou para a cidade de São Luís do Maranhão com o objetivo de concluir o ensino médio, anteriormente denominado segundo grau. Em terras ludovicenses, formou-se em Biblioteconomia e em Ciências Imobiliárias pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Concluiu pós-graduação em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos pela UEMA e atualmente reside no bairro da Liberdade.

Da sua história profissional destaca-se o serviço militar à Marinha de Guerra do
Brasil, posteriormente trabalhou na ALUMAR, no Corpo de Bombeiros, MetalMan, Hospital Sarah Kubitschek. Desejando ingressar no serviço público, prestou concurso público para o cargo de Agente Penitenciário, tendo logrado êxito no concurso do ano de 1988.

Minha Carreira

No âmbito do serviço público sempre se interessou pela luta de classes e do movimento sindical existente dentro da carreira escolhida, motivo pelo qual foi Presidente da Associação dos Agentes e Inspetores Penitenciários do Estado do Maranhão – AAGIPEM, tendo sido Presidente, por 02 (dois) anos, do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão – SINDSPEM, Diretor da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários do Brasil – FENASPEN, Diretor do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão – SINTSEP. Atualmente conta com mais de 30 (trinta) anos de serviço público prestado ao Estado do Maranhão.

Diante da intensa busca por melhorias no sistema penitenciário, especialmente no que tange às condições de trabalho dos agentes penitenciários, os horizontes se abriram para que a busca por melhorias fosse envidada para a sociedade como um todo, nascendo assim o desejo de disputar eleições de representação legislativa, qual seja os cargos Vereador e Deputado.

Assim, sua trajetória na política perpassou pelo Partido Trabalhista do Brasil (PT do B), pelo Partido Republicano Progressista (PRP), pelo Partido dos Trabalhadores (PT) quando concorreu ao cargo de Vereador em 2010, ficando como suplente naquele ano, até que decidiu migrar para as filas do Partido Social Democrático (PSD), no qual vislumbrou real chance de concretização do sonho de tornar-se Vereador, uma vez que ali reuniam-se líderes comunitários com um mesmo ideal: ver suas comunidades prosperarem!

Como resultado, após 16 anos de luta e muita garra, com 2.248 (dois mil duzentos e quarenta e oito votos) foi eleito Vereador de São Luís/MA para lutar pelo interesse da população mais carente deste Município, traduzindo-se assim no seu primeiro mandato como representante devidamente eleito por aquela municipalidade.

Em janeiro de 2017 iniciou-se o mandato eletivo, o qual vem exercendo com muita honradez e disposição, e assim será até dezembro de 2020. Durante esses três primeiros anos que esteve na Câmara Municipal de São Luís/MA, desenvolveu os mais variados projetos de leis, requerimentos e indicações visando à melhoria da população ludovicense.